sábado, 8 de setembro de 2007

Notas sobre a História de Luanda - Angola

Segundo dados históricos «LU...» ...«UANDA», o nome que a capital de Angola ostenta, tem origem num instrumento de trabalho das regiões ribeirinhas e do litoral, a rede de pesca, que por sinal é utilizada pelos naturais ou residentes de Luanda, os «Axiluanda».
«Uanda», a palavra mãe, passou a ser usada com a inclusão do L inicial para exprimir rede de pesca, de tipóia... Lançadores de redes ou pescadores «Axiluanda», é assim que passaram a ser chamados os indígenas da Ilha do Cabo. Pois é na Ilha do Cabo que nasceu a cidade de Luanda, precisamente em 1575, quase um século depois de Diogo Cão ter descoberto e assinalado com os seus padrões toda a costa marítima de Angola.
Na Ilha de Luanda desembarcou Paulo Dias de Novais, primeiro governador e capitão-mor das conquistas do então Reino de Angola. Consigo desembarcaram outras 700 pessoas, metade das quais homens armados, padres, comerciantes ou mercadores e alguns servidores, que de seguida estabeleceram o primeiro núcleo de portugueses.
Nessa altura, já a ilha era habitada por muita gente. Um ano depois, ao reconhecer que a ilha não era cómoda para capital da conquista, funda, em terra livre, a vila de S. Paulo de Luanda e logo com a ajuda de gente angolana ergue a antiga igreja de S. Sebastião, no morro de S. Miguel. Em 1605 consolida o poder da conquista, tomando os foros da cidade, já com o governo de Manuel Cerveira Pereira.
A Câmara Municipal, no dizer de cronistas, deve ter tido início ao estabelecer-se a vila em terra firme.
Não há documentos precisos sobre a fundação da Câmara Municipal de S. Paulo de Luanda, mas sabe-se que Paulo Dias de Novais logo criou os cargos e ofícios necessários ao governo da nova colónia.

Sem comentários: